DE OLHO NA SAÚDE

DE OLHO NA SAÚDE
Imagem disponível em: https://www.aquinoticias.com/2019/12/20191216081008-acerola-e-poderosa-aliada-do-bem-estar/

A ACEROLA é um fruto famoso por ser fonte de vitamina C. Mas você sabe de onde vem a acerola? Inicialmente a encontramos nas Antilhas, América Central e norte da América do Sul. Esta frutinha azedinha, ou não, é conhecida também como azerola, cerejeira-do-pará, cerejeira-de-barbados ou cerejeira-das-antilhas. Nos estudos científicos a chamamos de Malpighia emarginata.
A aceroleira se deu bem no Brasil pois o clima tropical é tudo que ela precisa para seus arbustos se espalharem por todo o país. Tanto é que, se você manter o pé de acerola irrigado, ele tem florescência durante todo o ano. Sua cor vermelha se dá graças à presença de antiocianinas, que não vem ao caso destrinchar esses nomes técnicos.
Saber que a frutinha em questão tem três sementes não é tão importante quanto saber que além da vitamina C, ela também oferece as vitaminas A, B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina), cálcio, fósforo, ferro. Algumas espécies de acerola podem ter até 80 vezes vitamina C mais que o limão e a laranja. E ainda tem um tiquinho de carboidrato, de gordura, de fibras, de sais minerais como o cálcio, ferro, magnésio e água.
Entre as 42 espécies de acerola cultivadas no Brasil, podemos encontrar a Apodi, a sertaneja, a cabocla, a cereja, a frutacor, a okinawa, a roxinha, a rubra e a olivier.
Agora vem a melhor parte: ao ingerir acerola, ela pode te ajudar a melhorar a saúde de sua visão, é rica em antioxidantes, então ajuda o organismo a combater os radicais livres, ou seja, menos rugas, previne o escorbuto, ajuda a perder peso, previne câncer de pulmão, aumenta a imunidade, melhora o metabolismo, previne o estresse oxidativo e nossa pele vai manter-se mais jovem. Consumindo acerolas, também podemos reduzir o açúcar no sangue. Olha aí, diabéticos. Estas deliciosas frutinhas também previnem problemas gastrointestinais, melhora também a saúde cardíaca, aumenta a produção de colágeno. De novo, melhorando a pele.
Se você ainda não se convenceu, podemos dizer que nossa vida é como um pé de acerola. Nossos frutos são nossas ações e à medida que vamos amadurecendo, tornamos nossa vida mais colorida, mais saborosa, mais segura. Por isso é tão importante lançar mãos de alimentos saudáveis e repletos de benefícios. Em forma de suco, em creme, em geleia ou diretamente do pé, a acerola é sempre uma boa pedida.

Coluna: Água Corrente
Coordenação de Francimar Bezerra

Compartilhar

Deixe uma resposta