Eu transito, tu transitas, nós transitamos, eles transitarão.

Eu transito, tu transitas, nós transitamos, eles transitarão.
Imagem disponível em: https://www.meuautotrac.com.br/blog/as-infracoes-de-transito-mais-cometidas-pelos-motoristas/

           Sempre é tempo de estudar e refletir sobre o significado das palavras. Goste ou não, as palavras regem nossa vida. Foi justamente o click de juntar símbolos que representam sons e organizá-los grupos com significados que proporcionou ao homem evoluir em todas suas relações, sejam sociais, financeiras, políticas, religiosas enfim. O homem caminhou rumo à transcendência ao se pôr a organizar palavras no papel. Por isso mesmo, esse ato divide a pré-história da história da evolução do ser humano.

          Então, pensando comigo mesmo sobre o trânsito que é um organismo vivo, composto de vários seres viventes e suas criações artísticas, arquitetônicas e tecnológicas e em seus problemas graves devido às imprudências, ignorâncias e demais adjetivos negativos, cai no verbo transitar. Que pode significar passar, percorrer, andar, caminhar, trafegar, circular e viajar. E também pode significar mudança de estado, transformação.

          Pensando no primeiro significado da palavra transitar, e no substantivo irmão, TRÂNSITO, o que precisamos dizer é que, ao VER pessoas passarem na faixa de segurança, você que está dirigindo veículos quaisquer deve parar e esperar. Precisamos saber que ao percorrer avenidas, ruas e vielas, precisamos, se estamos a pé, atenção redobrada nas calçadas, nas esquinas, nos sinais. Se estamos motorizados, velocidade controlada, atenção triplicada, setas e faróis devem ser utilizados.

       Andar é um ato simples para quase todas as pessoas, mas não podemos esquecer que uma parcela da população ainda está aprendendo a andar e outras tantas têm sua velocidade reduzida porque estão grávidas, idosas ou machucadas. Atenção super, hiper, redobrada. O que indica respeito ao OUTRO.

          A prática de caminhar é igualmente importante. Muitas vezes há pessoas no grande organismo do trânsito que só estão passeando, caminhando, olhando as lojas. Elas não têm hora marcada para chegar, então não precisam andar apressadas como você que está atrasado para chegar ao trabalho ou tomar o ônibus. Respeite esse tempo.

           Trafegar será então um ato pensado, calculado, organizado inicialmente na mente, e depois uma ação em movimento que se choca com a mesma ação de outras tantas pessoas, cada uma com seus pacotes, mochilas e malas. Cargas e diferentes veículos. O bom andamento do tráfego pode nos indicar que somos capazes de circular diariamente indo ao encontro da vida, das pessoas, do sucesso e da realização pessoal.

            Este circular eficiente nos indica que no futuro eles: nossos filhos, vizinhos, colegas, namorados, amantes, professores, chefes, proprietários de postos de gasolina, cavaleiros da cavalgada ecológica, vendedor de laranja na rua, todos transitarão sem perigo de ser atropelado e morto no trânsito.

 

Francimar Bezerra de Almeida
Jornalista e escritora.

Compartilhar

Deixe uma resposta