Fogão de Lenha e Panela de Barro

Fogão de Lenha e Panela de Barro
Imagem disponível em: https://www.dicasonline.com/tipos-panela-fogao-a-lenha/

Antigamente, quando a população rural era maior ou bem próxima da urbana, as pessoas cozinhavam em fogão de lenha e panela de barro. Na verdade, essa prática começou a mais de dez mil anos atrás. Essa tecnologia com certeza foi uma das primeiras invenções do homem.
Então terá sido graças à panela de barro e ao fogão de lenha que a humanidade chegou aos dias atuais. Por quê? Porque é uma tecnologia saudável. Retirando a parte da fumaça nos cabelos e a tirna (carvão) nas mãos, nos panos de prato, nos braços, é só benefício.
Mas ao contrário do povo de hoje que é adepto do fogão a lenha e que compra a fornalha pronta toda moderninha ou as panelas de barro lá na cerâmica, o povo antigo precisou encontrar um barro ou argila que desse liga e pudesse ser moldado, depois assado numa fogueira enorme pra não trincar e poder ser exposto ao fogo e à água. Nossos antepassados também precisaram aprender a fazer fogão de lenha. Primeiro com umas pedras no chão, e tinham que se agachar aos pés do fogo. Então resolveram elevar o fogo e conseguiram encanar o calor e aproveitar pra fazer um bolinho de milho.
Claro que correram milhares de anos na evolução dessas invenções. A casa de barro, os tijolos quadradinhos e as esculturas maravilhosas que representavam inicialmente a figura da divindade para os povos antigos.
Depois de milhares de luas e sóis, o homem se encontra comprando panelas de alumínio que não podem nem ser lavadas com palha de aço, pois soltam o metal que se acumula em nosso organismo. Então a moda é o micro-ondas que facilita a vida corrida das cidades, panelas antiaderentes que não precisam de esponja de aço nem podem. Ah, e tem aquelas que não levam um pingo de óleo nem para cozinhar ou fritar…pois tudo atualmente o que urge é evitar a gordura, o açúcar, o sal… e em muitos casos as massas.
O prazer do fogão de lenha e da panela de barro ainda é procurado nos restaurantes que servem comida caseira ou comida caipira. Mas nada como uma comidinha feita na panela de barro e no fogão de lenha. Mas isso é para as pessoas que abrem mão da avançada tecnologia e brilhante das panelas modernas e fogões ultra-avançados que são apenas chamas ambulantes.

Coluna: Água Corrente
Coordenação de Francimar Bezerra

Compartilhar

Deixe uma resposta