Inaugurado Centro de Atendimento e Enfrentamento à Covid-19 em Morrinhos

Inaugurado Centro de Atendimento e Enfrentamento à Covid-19 em Morrinhos
Imagem disponível em: https://morrinhos.go.gov.br/site/wp-content/uploads/2020/07/6ca3deda-cc91-4c31-8e9b-63c018769e6f.jpg

        A prefeitura de Morrinhos por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inaugurou nesta terça-feira,29, o Centro de Atendimento e Enfrentamento da Covid-19. Criado para acolher exclusivamente pessoas que apresentem sintomas iniciais da Covid-19 e acompanhar aqueles pacientes portadores de comorbidades já em tratamento, a unidade terá uma equipe de profissionais de saúde coordenada pelo médico Frederyco Miguel.
       O coordenador de ações para enfrentamento à Covid-19, André Luiz Dias Mattos falou a nossa reportagem. Segundo ele, um dos objetivos principais da instalação deste Centro é evitar que todas as pessoas procurem o Hospital Municipal ou as Unidades de Saúde, ao apresentarem sintomas semelhantes aos de contaminação pelo novo coronavírus.
        Segundo André Luiz, ao sentir sintomas ou suspeitas de que está contaminado com o coronavírus, o paciente deverá procurar o Centro de Atendimento e Enfrentamento à Covid-19 onde será avaliado por um médico, que, confirmando a suspeita de contaminação por coronavírus fará prescrição de medicamentos e providenciará o exame PCR ( coleta de coriza e secreção nas vias aéreas).O resultado do PCR pode ter resultado em até 48 horas. 
       O coordenador de ações contra a Covid-19 em Morrinhos, informou ainda que a partir do momento que o paciente for medicado, será colocado em isolamento e a equipe do centro de atendimento começará o rastreamento dos contatos com quem convive a pessoa.
       André Luiz acrescentou que a Secretaria de Saúde contratou o Instituto Fortiori, empresa goiana de pesquisa para fazer um inquérito aleatório junto à população. “ Nós queremos identificar em que nível estamos da pandemia e em que grau de circulação do vírus estamos. Esta investigação deverá ser feita a cada 15 dias, segundo André. 
       Ele faz uma retrospectiva de algumas ações da Secretaria de Saúde desde o ínicio da pandemia que assola todo o planeta.  “Primeiro nós procuramos estruturar o hospital com 18 leitos, 2 com respiradores,  específicos para o atendimento à pacientes em tratamento de Covid-19. Fizemos o mesmo junto às unidades básicas de saúde, oferecendo treinamento para os profissionais dos postos de saúde. Oferecemos tratamento precoce com distribuição de ivermectina e que, no momento só é entregue aos pacientes mediante prescrição médica. Tivemos a instalação das barreiras sanitárias, que estão nos fornecendo bastante informações e dados sobre as pessoas que entram em Morrinhos e suas atividades aqui na cidade. E agora, continuamos nossas ações com a inauguração do Centro de Atendimento somente para os pacientes que apresentem sintomas de contaminação com coronavírus.” 
      Atualmente, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, foram confirmados 515 casos confirmados, destes, 458 já se encontram curados. Ainda há registro de 329 suspeitos e 219 das notificações foram descartadas. Sete pacientes seguem internados no hospital municipal, mas apresentam quadro moderado da doença. Confirmam-se 6 óbitos. Segundo André Luiz, outros casos de morte, divulgados nas redes sociais ainda aguardam confirmação devido a complicações por comorbidades pré-existentes.    

Da Redação
Francimar Bezerra

Compartilhar

Deixe uma resposta