Motivação e Autorresponsabilidade

Motivação e Autorresponsabilidade
Imagem disponível em: https://www.google.com/search?q=Motiva%C3%A7%C3%A3o&tbm=isch&source=lnt&tbs=isz:l&sa=X&ved=0ahUKEwienYf17ZjkAhUsJrkGHbUZDQAQpwUIIw&biw=1440&bih=740&dpr=1#imgrc=ZYvADTCTMJ6kiM:

Um grande desafio para as pessoas, tanto na vida profissional quanto na vida pessoal, é manter-se motivado e com disposição e energia para conseguir alcançar os objetivos. É comum tentar associar a motivação de uma pessoa a partir de seu estado emocional ou atitudes que demonstrem isso.

Porém compreender a motivação das pessoas é muito mais do que isso e como a própria palavra desmembrada (Motivação = Motivo + Ação) já diz, percebemos com mais clareza quando identificamos o quanto elas colocam energia agindo em prol de algo que queiram realizar.

Isto está ligado a um objetivo, um sonho, um desejo, uma aspiração, um propósito… O quão se está motivado para a realização de algo se relaciona diretamente no quão este algo é importante.

Conhecemos várias histórias de superação que podem nos inspirar e assim podemos compreender que somos capazes de realizar o que queremos e que para ter a vida que desejamos depende de nós. As coisas somente serão diferentes, se eu me propor a agir. Eu terei a vida que eu desejo se eu me propor a fazer algo para que isso aconteça. Viver na mediocridade e na procrastinação não me levarão à vida que eu desejo.

Se pararmos para pensar muitas coisas que queremos não se realizam pois vivemos em função do passado. O importante é viver o agora, o presente, pois o que queremos está no futuro. O passado somente contribuirá como referência do antes, com as lições aprendidas, mas o foco é o presente.

Se colocarmos em prática alguns pensamentos e atitudes, a vida ficará mais leve, simples e teremos mais energia para buscar o que queremos e seguindo estas dicas segundo a SBCoaching:

  1. Acredite em você – Acredite na sua capacidade de realização. Se você não acredita em você mesmo, quem vai acreditar?
  2. Tenha sonhos – Sonhar é o que nos faz realizar nossos objetivos.
  3. Não desista – Dificuldades sempre existirão, não fuja dos desafios.
  4. Aprenda com os erros – Não se bloqueie perante os erros, pense e faça diferente a partir deles.
  5. Faça coisas lhe proporcione felicidade – Fazer coisas que lhe cause bem-estar.
  6. Seja otimista – Pense positivo, pois pensamentos negativos bloqueiam a nossa motivação.
  7. Estabeleça metas – Relacione suas prioridades e faça por onde realizar, passo a passo.
  8. Evite reclamar – Reclamar não resolve o problema, pense em outras alternativas ou mudança de comportamento.
  9. Reflita e Pense – Pensar e analisar as atitudes é muito importante, tanto as conquistas como os fracassos. Assim é possível encontrar o foco e concentrar todos os esforços para realizar o que deseja.
  10. Celebre – Você merece sua conquista! Então celebre! Dê a si mesmo o prazer de comemorar a sua vitória.

A nossa jornada é que fortalece o nosso objetivo!
Ter um objetivo a ser cumprido é o que nos mantém vivos e motivados!
Nossos sonhos nos movem!
Nossos sonhos nos motivam!

Maria Jesus de Almeida
Administradora
Especialista em Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Humano de Gestores

Compartilhar

Deixe uma resposta