Mudando de status: avó e avô

Mudando de status: avó e avô

    Ao longo de nossa vida, vivemos momentos em que a vida muda de repente. Ou, às vezes, nem é de repente assim. Não se assustar com os eventos que chegam de surpresa, ou ao menos administrar tais momentos com equilíbrio, é ter coragem de viver. É aprender a ser feliz.
    Um dos eventos que marcam a vida de quem é mãe ou pai, é quando seu filho ou sua filha finalmente lhe dão um neto, neta. Então sua vida muda. Posso dizer que literalmente e amorosamente, sua vida fica mais rica. Mesmo que seja em uma situação complicada, de saúde, financeira…
    A chegada de um neto, de um filhote de seu filhote é uma dádiva. E acredito que não existe nada mais rico que uma vidinha saindo da barriga da mãe para respirar este nosso ar poluído, cheio de barulhos, de corre-corre. Um bebezinho que já nasce com coragem, gritando para o mundo que está na luta pela vida, pelo amor, por seu lugar no mundo.
    Então de repente, seu status muda. Você se transforma em avó, avô. Confesso que nunca fui daquelas mães preguentas, que não tira o olho de cada movimento da criança. Me preparei para deixar que meus filhos ganhassem seu espaço. Permiti que eles desenvolvessem sua própria personalidade. E me esbaldei em ver cada conquista, cada vitória, cada sucesso. E segurei na mão na hora das dores e fracassos. E faço até hoje, e farei.
   E digo com toda certeza. Já olho dessa forma para o neto de 11 dias. Quero absorver cada vez que conquiste um passo, que fale, que se aproprie do mundo, aos poucos, a cada dia, tornando-se uma pessoa, de preferência generosa e amorosa. Pois assim o mundo será cada vez melhor. 
    Por enquanto, a avó fica só na espreita…esperando a criaturinha tão pequena, mas tão forte e cheia de vida abrir os braços para o mundo que se anuncia para ele. 
    Sejam bem vindos novos seres, novas pessoas, novos horizontes. Um dia de cada vez. Mas de uma vez por todas, avó, avô.   

Francimar Bezerra 
Professora, Jornalista, Escritora 

Compartilhar

Deixe uma resposta