O Poder da Empatia

O Poder da Empatia
Imagem disponível em: https://zdrowie.gazeta.pl/Zdrowie/7,101580,24215171,czym-jest-empatia.html

          Várias pessoas ainda não conhecem o significado da palavra empatia.
         Em muitas situações pensamos somente nos nossos interesses, sem nos preocuparmos com o que as pessoas que estão perto de nós estão passando.
         Pensando nas pessoas e na realidade a nossa volta, poderemos compreender melhor as situações que estamos envolvidos e desenvolver a capacidade de se colocar no lugar do outro. Assim construiremos um mundo melhor para se viver.
       Empatia é ter a habilidade de entender a necessidade do outro, é sentir o que o outro está sentindo e  ver o mundo pela sua perspectiva, é ouvir alguém em sua essência, é entender seus desconfortos e alegrias, ver suas vitórias e se alegrar, ver suas tristezas e sentir compaixão.
         É importante ressaltar que não podemos ver as alegrias e tristezas do outro com os nossos olhos, como se fossem nossos, com a nossa vivência, nossa história de vida, com a nossa bagagem emocional, achando que estamos absorvendo o que o outro está passando.
          A empatia é um sentimento, é uma qualidade do ser humano.
         Se precisa de ajuda para entender melhor como desenvolver a empatia, comece seguindo os passos abaixo:
         Esteja disposto a ouvir (na essência) a outra pessoaAo ouvir o outro conheceremos sua história, sua realidade, seu mundo;
        Tente deixar de lado os preconceitos e julgamentosOuvir o outro sem uma opinião formada nos faz entender melhor suas ações;
     Não faça comparaçõesCada pessoa possui uma carga emocional própria; quando comparamos, diminuímos a situação do outro;
          Converse com pessoas diferentesAo conversar com diversas pessoas, vemos pontos de vista e vivências diferentes, expandindo nossos horizontes;
         Estabeleça um laço de confiançaSeja gentil e sincero. A gentileza é capaz de grandes maravilhas na vida das pessoas.
       Ao praticar pequenos gestos, as pessoas o procurarão com mais frequência, para conversar, confiarão e respeitarão sua opinião cada vez mais.
             A empatia é algo transformador nas relações interpessoais.
             A empatia é um bem mútuo! 

Maria Almeida
Administração e Desenvolvimento Humano

 

Compartilhar

Deixe uma resposta