Pantanal em chamas

Pantanal em chamas
Imagem disponível em: https://noticias.uol.com.br/meio-ambiente/ultimas-noticias/redacao/2020/07/31/incendios-no-pantanal-registram-o-pior-mes-de-julho.htm

        O Pantanal  está em chamas há cerca de um mês. Bombeiros do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul trabalham diariamente no combate ao fogo que destrói, não somente a flora da região, mas também os animais que habitam o local. 
         Os incêndios neste período de seca são historicamente conhecidos do Pantanal, mas este ano há agravantes, pois, a população indígena, que ajudava no combate do fogo não estão participando das equipes devido aos riscos de contaminação pelo novo coronavírus.
         Em julho deste ano foram registrados, segundo dados do INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, 1684 focos de queimadas, um recorde dos últimos 22 anos. Ano passado foram 494 incêndios.
         Os incêndios, não somente queimam a fauna e flora, mas poluem o ar e agravam a saúde de quem já sofre com problemas respiratórios e alérgicos e aquecem a temperatura ambiente. Para os especialistas nesta área, a falta de chuva, o desmatamento e a redução de equipes de fiscalização por parte do poder público são fatores que colaboram para a situação vivenciada no Pantanal atualmente. 

Da Redação 
Francimar Bezerra

Compartilhar

Deixe uma resposta