RETROSPECTIVA 2020 NF CLASSIFICADOS – AGOSTO

RETROSPECTIVA 2020 NF CLASSIFICADOS – AGOSTO
Imagem disponível: https://www.brasildefato.com.br/2020/08/06/opiniao-libano-em-chamas-a-falencia-da-perola-do-oriente-medio

       Dia 04 de agosto uma explosão de grande magnitude em Beirute, capital do Líbano deixou mais de 150 mortos e 6.000 feridos além de muitos desaparecidos. A explosão aconteceu no porto de Beirute, destruiu vários bairros e deixou mais de 300 mil pessoas desabrigadas. A tragédia foi filmada por diversos internautas que praticamente transmitiram ao vivo, via internet todo o evento. A explosão foi causada por 2.750 toneladas  de nitrato de amônio que estavam armazenadas a seis anos, sem medidas preventivas segundo informou o primeiro-ministro libanês Hassan Diab.
    O governador do Rio de Janeiro foi afastado dia 28/08 por suspeitas de corrupção. O Superior Tribunal de Justiça também decretou buscas contra a primeira-dama Helena Witzel. Ela e Wilson Witzel estavam sendo investigados pelo Ministério Público Federal que descobriu intrincada organização criminosa da qual faziam parte ao menos três grupos de poder, coordenada pelo governador.
      Em agosto, o Pantanal continuou ardendo. Foram 5.935 focos de calor registrados durante o mês. Um número três vezes maior que em 2019. O fogo também castigou a Amazônia que teve aproximadamente 29.300 registros de incêndios.
       Em 05 deste mês, precisou que o Supremo Tribunal Federal confirmasse uma determinação para que fossem mantidas medidas de proteção aos grupos indígenas durante a pandemia da COVID-19, uma responsabilidade do governo federal. A determinação foi feita em julho pelo Ministro Barroso. A Rússia registrou vacina contra COVID-19 e prometeu começar produção em setembro. Neste mês já outras 130 vacinas estavam sendo desenvolvidas por vários laboratórios pelo mundo. A mais promissora entretanto era a  da Universidade de Oxford, no Reino Unido.  
       No mês de agosto, milhões de alunos, professores e pais perderam a esperança de retorno às aulas presenciais com a continuidade da pandemia e as notícias de uma segunda onda de contaminação por coronavírus nos países que passaram primeiro pela pandemia.
     O Brasil foi transformado em alvo de críticas nacionais e internacionais devido a comentários maldosos e sexistas do presidente Jair Bolsonaro à primeira-dama francesa. Brasileiros enviaram mensagens de consideração à Brigitte Macron via perfis sociais. Neste mesmo mês a Noruega cancelou o envio de verbas para o Fundo da Amazônia.

Da Redação : Francimar Bezerra

Compartilhar

Deixe uma resposta