RETROSPECTIVA 2020 NF CLASSIFICADOS – JULHO

RETROSPECTIVA 2020 NF CLASSIFICADOS – JULHO
Imagem disponível: http://dhojeinterior.com.br/atem-promove-live-sobre-novo-fundeb-nesta-quinta/

      O Congresso Nacional, juntamente com os órgãos competentes, adiou em 02 de julho, as eleições para novos prefeitos e vereadores para os dias 15 e 29 de novembro. O adiamento foi oficializado pela PEC 18/2020, que deu origem à Emenda Constitucional 107, onde se estabeleceu novas datas do calendário eleitoral.  
       Neste mês, a Operação Lava Jato, uma das maiores operações de combate à corrupção da história do Brasil, sofreu críticas por parte do procurador geral da república Augusto Aras, que deu a entender em suas declarações que a operação deveria ser encerrada. Esta, que também foi cercada de várias polêmicas nos últimos anos, apresentou neste mês de julho, investigação de nomes políticos como o senador José Serra, por lavagem de dinheiro e o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin por falsidade ideológica eleitoral, corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
      No dia 21 de julho a Câmara dos Deputados aprovou em primeiro e segundo turno a Proposta de Emenda à Constituição (15/2015) que torna permanente o Fundo de Manutenção de Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e aumenta a participação da União no financiamento da educação básica. O texto aprovado, foi construído ao longo dos últimos anos a partir de várias discussões, concessões e diálogo entre os representantes da educação em todos os segmentos. Até 2026 a contribuição dos Estados, Distrito Federal e Municípios para o Fundeb será de 23%, um avanço diante dos 10% atuais.
     Ainda em julho o Palácio do Planalto anunciou a contaminação do presidente Jair Bolsonaro por coronavírus. O mesmo declarou que se tratou com cloroquina e fez ampla campanha do medicamento, mesmo autoridades científicas não afirmarem a eficácia comprovada da medicação no tratamento da COVID-19.
   O mês finda com o planeta contabilizando quase 20 milhões de casos de coronavírus e aproximadamente 700 mil mortes. O líder em números de casos nesta data é o Estados Unidos com 5,4 milhões de casos, Brasil em segundo lugar com 3,3 milhões, e Índia em terceiro com 2,6 milhões de casos de COVID-19. Em se tratando de número de mortos, o México estava em terceiro lugar com 56 mil vidas levadas pela pandemia.
     No dia 29 de julho, os EUA anunciaram a retirada de 12 mil dos 36 mil soldados americanos instalados na Alemanha em centros de treinamento dos Estados Unidos. As tropas norte-americanas estavam em solo alemão desde o fim da Segunda Guerra Mundial. No plano apresentado pelo governo norte-americano para retirada, cerca de 6,4 mil retornariam aos Estados Unidos e os demais seriam redistribuídos pela Europa. A medida foi tomada repentinamente e entre os motivos apontados estavam as intenções eleitorais de Donald Trump e sua queda de braço com a chanceler alemã Angela Merkel. A presença dos soldados norte-americanos na Alemanha faz parte de alianças assinadas  por países membros da OTAN – Organização do Tratado do Atlântico Norte em 1949 e visava a instalação de sistemas de defesas coletivos. 

Da redação: Francimar Bezerra

Compartilhar

Deixe uma resposta