Sonho de biblioteca à beira mar

Sonho de biblioteca à beira mar
Imagem disponível em https://www.flickr.com/photos/145397692@N06/with/37242647525/

         A professora Lucineide Santana dos Santos, lotada na rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte está a pequenos passos da realização de um sonho. Montar uma biblioteca para sua comunidade que fica na praia de Carnaubinha – Touros/RN, próximo ao Km 0 da BR 101 que atravessa todo o país. 
       O  projeto da biblioteca é um antigo sonho que está agora tomando formato, pois Lucineide já conseguiu construir o espaço físico. “ Ainda falta colocar o forro no teto e a instalação elétrica”, afirma a professora aposentada pela Rede Municipal por tempo de serviço, onde foi professora e gestora da Escola Municipal Professor José de Andrade Frazão.
         Para que a Biblioteca Magia do Saber, de Carnaubinha funcione a contento, ainda faltam prateleiras para organizar os livros, muitos deles, doações de pessoas que são simpáticas ao Projeto Esperançar, que tem como foco principal a alfabetização e o incentivo à leitura, bem como a promoção e o resgate da cultura popular.
        E nesse sentido, afirma a mentora do Esperançar:  “ já realizamos eventos culturais bem interessantes como sarau poético, apresentações de pastoril, capoeira, teatro de mamulengo, com o Chico Simões, o mamulengueiro goiano. Ele estava de férias por aqui e foi um presente pra nós ”. 
         Lucineide Santana embasa também o Projeto Esperançar com a futura realização de oficinas a partir de parceria com as escolas. Ela afirma que os alunos chegam as escolas com muitas habilidades artísticas, mas com o passar do tempo estas habilidades vão se perdendo e desaparecendo, pois, a escola nem sempre tem um espaço/tempo para focar naqueles dons para o desenho, para a música, para a dança. “ Nós queremos ser parceiros das escolas para que possamos organizar oficinas e grupos no espaço cultural da biblioteca para potencializar as habilidades dos alunos que serão os futuros produtores de arte e cultura,” projeta a professora pensando no futuro da Biblioteca de Carnaubinha.
         Ainda no começo, o projeto precisa de parceiros para contribuir com móveis, com doações de livros literários e seus talentos para enriquecer o dia a dia da comunidade, à beira mar. Um dos lugares mais bonitos do litoral potiguar.  

Da Redação
Francimar Bezerra

Compartilhar

Deixe uma resposta